quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Audiência da Professora Divaritana, Coordenadora do Núcleo

      













PROFESSORA DIVARITANA - 27 anos de serviços no  município de uruçuca.
No dia 31 de agosto de 2010, às 8h e 30 min. no Fórum de Uruçuca, aconteceu a audiência referente ao inquérito administrativo instituído pela prefeitura, o que resultou na demissão da Professora e Coordenadora do Núcleo Sindical de Uruçuca Divaritana Ribeiro. A líder sindical estava acompanhada de seus advogados Dr. Iruman Contreiras e Dr. Natanael Pereira,  APPI - Delegacia Sindical Costa do Cacau , Núcleo Sindical Uruçuca e alguns companheiros de luta.

 A audiência foi para ouvir as partes envolvidas, valendo salientar que foi a comissão quem determinou / recomendou como parecer final ao inquérito, a demissão da servidora. Outrossim informamos que a mesma não fora ouvida pela comissão processante, ítem indispensável para o transcorrer do processo, cerceando assim, o direito de ampla defesa, ferindo os princípio democráticos do pais - a DEMOCRACIA.

Ao ser interrogada pelo MM Juiz,e o advogado prefeitura Dr. Orlando, a  professora e Coordenadora do Núcleo mostrou-se firme, coerente, muito segura, denotando em sua respostas muita clareza e serenidade.
Foi ouvido também o preposto do município Dr. Airton Caio que ao ser interrogado pelo MM Juiz e pelos advogados da Professora Divaritana, Dr. Natanael e Dr. Iruman Contreiras, denotou em alguns momentos firmeza e em outros pouca clareza, passando as responsabilidades de informações para a secretária de educação da época e para a gestora da instituição que a professora ministrava aulas na época do ocorrido (CEMUR) e à comissão que presidiu o inquérito administrativo composta por Maria Dalva Baracho, Ilda Alves e Adeildes Leopoldino. 

Segundo Divaritana o que motivou sua demissão foi perseguição sindical e política a uma dirigente que ousou em enfrentar o prefeito em detrimento de suas convicções de caráter, ética, moral, liberdade de expressão, direito de escolha, e da categoria a qual representa.
Houve necessidade de marcar um outro momento para ser ouvida as outras testemunhas.


 
A professora Divaritana vem recebendo email de apoio de outros Núcleos Sindicais.
A APPI e o Núcleo Sindical avaliam estem momento como exitoso.

2 comentários: